Politica
Hugo Motta é eleito presidente da Câmara dos Deputados

Aos 35 anos, Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados com 444 votos dos 513 parlamentares. A votação aconteceu neste sábado (1º/2).
Hugo Motta teve apoio de Arthur Lira
Hugo Motta teve o apoio do deputado e ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL). Outros dois candidatos também disputaram a presidência, sendo eles Hattem (Novo-RS), e o pastor Henrique Vieira (PSol-RJ).
Motta foi eleito para o cargo pela primeira vez em 2010, com seus 21 anos, e assume o seu quarto mandato como presidente da Câmara Federal.
Davi Alcolumbre presidente do Senado
Já no Senado Federal, o novo presidente eleito foi Davi Alcolumbre (União-AP), eleito com 73 votos do total de 81 senadores. Outros dois candidatos disputaram a presidência do Senado, sendo eles Eduardo Girão (Novo-CE), e Marcos Pontes (PL-SP).
Na Câmara dos Deputados, Hugo Motta teve o apoio misto dos partidos, como MDB, PT, PL, União Brasil, PSD, Republicanos, Rede, Solidariedade, PRD, PSDB/Cidadania, PCdoB, PDT, PSB, PV, PP, Podemos e Avante.
Homenagens
O novo presidente da Câmara usou parte do discurso para citar Ulysses Guimarães, deputado federal e presidente da Assembleia Nacional Constituinte de 1987 – 1988.
“Começo assim, sob o impacto da confiança depositada em mim por vossas excelências. E vejo este plenário deste ponto de observação tão singular e não posso deixar de lembrar e me emocionar que esta é e será sempre a cadeira do senhor diretas, do senhor democracia, a eterna cadeira do pai de nossa Constituição, Ulysses Guimarães”, disse Motta.
