Segurança
Índios querem a presença da PF para retirar garimpeiros
Com anúncio de que garimpeiros estavam detidos por índios Kayapós, a Polícia Federal deve entrar na Terra Indígena nas próximas horas para libertar os garimpeiros e garantir a segurança de tribos indígena, além de apurar denúncias de ocupação ilegal de garimpeiros no Pará.
Outro alvo da Operação Guardiões do Bioma conduzida pela Policia Federal é de combater o desmatamento ilegal na região, como nos estados do Pará, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia.
Índios querem a presença da PF e da Funai
Segundo lideranças indígenas, os garimpeiros estão ocupando ilegalmente a Terra Indígena Baú, local onde alguns deles estariam detidos pelas tribos da região. Um representante indígena chegou a dizer que pode haver um ‘derrame de sangue’ nas próximas horas caso a PF e a Funai não tomassem algum tipo de providência na região.
O risco de confronto entre índios e garimpeiros também foi confirmado pelo Ministério Público Federal (MPF), considerando que a situação na região ainda é tensa.
Durante a Operação Guardiões do Bioma, haverá também o apoio da Policia Civil do Pará, segundo afirmou o governador Hélder Barbalho. A Terra Indígena Baú foi homologada em 2018 e a região não tem sinal de internet e telefone, e as comunicações são feita por rádio operados por fazendeiros, ribeirinhos e pelo índios.