Brasil
Lula chama de ‘grotesco” o debate entre Trump e Zelensky

A troca de acusações entre Donald Trump e Volodymyr Zelensky na Casa Branca foi um golpe à diplomacia global entre as duas lideranças.
Discussão entre Trump e Zelensky
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou sobre o ocorrido neste sábado (1º), descrevendo a cena como “grotesca e desrespeitosa”. A disputa verbal entre os dois líderes gerou reações entre autoridades internacionais que buscam um entendimento para a paz entre a Rússia e a Ucrânia.
A discussão teve lugar no dia 28/2, durante uma coletiva de imprensa em Washington, quando Trump e Zelensky abordavam um possível acordo de paz entre seus países.
Trump citou risco de guerra mundial
Para Donald Trump, o governo ucraniano estaria “brincando com uma Terceira Guerra Mundial“, durante o encontro realizado na Casa Branca e transmitido em uma coletiva de imprensa.
Declaração do presidente Lula
“Eu, honestamente, não sou diplomata. Mas acredito que na diplomacia, desde que o planeta Terra existe e desde a criação da própria diplomacia, nunca se presenciou uma cena tão grotesca e desrespeitosa quanto a que ocorreu no Salão Oval da Casa Branca”, afirmou Lula.
De acordo com Lula, a questão do acordo de paz poderia representar uma grande missão para a União Europeia, mas poderia ser comprometida por declarações como as feitas pelo presidente Volodymyr Zelensky.
