Brasil
Lula e Alckmin são diplomados pelo Tribunal Superior Eleitoral
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, foram diplomados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira (12).
Lula é diplomado pelo TSE
Evento ocorrido no plenário do TSE, em Brasília, reuniu cerca de 400 convidados, dentre eles, parlamentares, ministros e chefes de estados.
A diplomação de Lula teve um forte esquema de segurança para proteger as autoridades e convidados, além de manter a ordem pública ameaçada por lideranças de movimentos populares que não aceitavam a vitória de Lula contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).
Alexandre de Morais entregou os diplomas
Os ex-presidentes José Sarney e Dilma Rousseff também participaram do evento promovido pela Justiça Eleitoral. Os diplomas foram entregues pelo ministro Alexandre de Moraes.
No dia 1º de janeiro, os eleitos vão tomar posse em cerimônia organizada pela equipe de transição de Lula, onde haverá o desfile e a passagem da faixa presidencial, o que pode não ocorrer pelas mãos do presidente Bolsonaro.
Discurso de Lula
Os deputados, senadores e governadores são diplomados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) até 19 de dezembro. No discurso de Lula, ele agradeceu aos ministros presentes e demais autoridades, como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente do Congresso Nacional, Arthur Lira.
Com um discurso escrito, Lula disse que o “diploma que ele recebeu não era dele, e sim, do povo que o elegeu em nome da democracia”.
Pela terceira vez eleito presidente do Brasil, Lula chorou ao relembrar as críticas sofridas por não possuir um diploma de curso superior. O presidente eleito disse que vai lutar com todas as forças para cumprir com suas promessas feitas durante a campanha.