Segurança
Mãe e filho são mortos em crime de feminicídio em Mato Grosso do Sul
Em Ribas do Pardo, cidade do Mato Grosso Sul (MS), mãe e filho são mortos em crime de feminicídio que deixou moradores estarrecidos. O crime de feminicídio aconteceu nesta quarta-feira (1º), e o autor foi o namorado da vítima.
Daniela Luiz, de 30 anos, pensou em registrar um boletim de ocorrência contra o namorado, segundo mensagem dela enviada a uma amiga relatando desentendimento e ciúmes do companheiro.
Daniela queria medida protetiva
Morta com golpes de faca, Daniela e seu filho Gustavo Luiz dos Santos, de 14 anos, não tiveram tempo de deixar a casa ou receber medida protetivas.
“Falei que ia ao mercado comprar carne, você acredita que ele foi atrás vê se eu estava lá. É sufocante. Vou na delegacia, chega, esse cara não me respeita”, disse Daniela.
Feminicídio no Brasil
Em uma relação de pouco mais de seis meses, Daniela Luiz foi mais uma vítima de feminicídio, casos que só aumentam no Brasil, com maior número de registro no período da pandemia da Covid-19.
Mãe e filho foram enterrados juntos no cemitério de Ribas do Pardo, em momento marcado por tristeza de amigos e parentes. O sepultamento foi acompanhado pela outra filha, de quatro anos, que presenciou o assassinato da mãe e do irmão. A filha mais nova de Daniela, no momento do crime, saiu para a rua gritando: “Mataram minha mãe, Socorro!”.
Segundo pesquisa, 85% das vítimas de feminicídio ou tentativas em Mato Grosso do Sul são cometidos por companheiros das vítimas, alguns deles por ex-namorados ou maridos. O estudo foi feito pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJ-MS), levantamento feito entre 2017 a 2021. (Fotos: G1)