Brasil
Meio Ambiente foi discurso de Bolsonaro na Cúpula das Américas
Jair Bolsonaro na Cúpula das Américas
Em discurso de Jair Bolsonaro (PL) na IV Cúpula das Américas, nesta sexta-feira (10), nos Estados Unidos, o presidente disse que a legislação ambiental do Brasil é a mais completa e restritiva, quando falou também sobre o agronegócio e energia limpa.
Bolsonaro elogiou a Cúpula das Américas como sendo um órgão importante para os direitos humanos, onde se discute também problemas relacionados a inflação, ao desemprego e a liberdade como bem mais precioso.
Bolsonaro citou o agronegócio
O presidente, em seu discurso de pouco mais de 15 minutos, disse que, sem o agronegócio do Brasil, o “mundo passaria fome”.
“Somos um país onde mais se preserva o meio ambiente e suas florestas”, disse Bolsonaro.
O governo brasileiro garantiu que preserva 66% da vegetação nativa, sendo que o Brasil é uma potência na agricultura sustentável, não necessitando de áreas preservadas da Amazônia para a produção de grãos.
Mudança do clima
Jair Bolsonaro disse, ainda, que o Brasil é o menor emissor de carbono do mundo. O presidente falou também sobre o compromisso feito na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Cop 26), com a promessa de redução de gás carbono.
“O Brasil tem recorde de instalação de energia eólica, assumindo o compromisso de emissão de energia limpa”, disse.
Sobre a liberdade de expressão, Bolsonaro disse que o Brasil esteve presente, em todos os fóruns no trabalho pela democracia.
Respeito aos militares
“Temos um governo que acredita em Deus, respeita seus militares, defende a família e deve lealdade ao seu povo”, frisou.
Bolsonaro disse que a liberdade é um bem maior da vida, e falou sobre o esforço das forças de segurança na busca pelo jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Araújo, que seguem desaparecidos na Amazônia.
Gás da Bolívia
Ele também ressaltou que seu governo continua concedendo visto humanitário para cidadão de outros países que buscam a paz no Brasil.
O governo da Bolívia teve a promessa do presidente de que o Brasil continuará importando gás daquele país.
Encontro com Joe Biden
Sobre o encontro com o presidente Joe Biden, Jair Bolsonaro disse que o presidente americano tem sensibilidade e muita vontade de resolver os impasses entre os dois países, afirmando que foi “um encontro fantástico”.