Connect with us

Segurança

Morte de Dom Phillips e Bruno; polícia investiga o mandate do crime

Published

on

Morte de Dom Phillips e Bruno; polícia investiga o mandate do crime

Enquanto os corpos encontrados pela Polícia Federal no Amazonas passam por perícia, as investigações seguem no sentido de identificar os responsáveis pela morte de Dom Phillips e Bruno, que estavam desaparecidos há vinte dias na região do Vale do Javari, no Amazonas.

Morte de Dom Phillips e Bruno

Pelo menos cinco pessoas são investigadas por participação na morte de Dom Phillips e Bruno, crime que repercutiu nos jornais do Brasil e do mundo, provocando a reação de integrantes de direitos humanos, da classe jornalística, de indigenistas e na população que tinha contato direto com os profissionais no Amazonas.

Os irmão Amarildo da Costa Oliveira (Pelado) e Oseney da Costa confessaram a participação no assassinato do jornalista Dom e Bruno, onde relataram à polícia que o jornalista e o indigenista foram mortos a tiros, esquartejados e jogados em uma vala.

Dom Phillips e Bruno atacados por pescadores

Tanto o jornalista quanto Bruno Pereira alegam que tinham vistos pescadores ilegais na região onde foram vistos pela última vez, denunciando que eles estavam atirando contra a equipe. Os suspeitos do crime são pescadores ilegais que agem na região do Vale do Javari.

A região onde ocorreu a morte de Dom Phillips e Bruno é uma terra disputada por garimpeiros, madeireiros, pescadores e traficantes de drogas, considerada a maior reserva natural da região e onde abriga índios isolados de várias tribos.

jornalista-dom-e-bruno

Pesca ilegal no Vale do Javari

Embora a motivação do crime ainda está sendo investigada pela Polícia Federal, o que sabe até o momento é que ambos foram mortos por pessoas que praticavam a pesca e a caça ilegal na região.

Bruno Pereira era servidor da Fundação Nacional do Índio (Funai) e trabalhava na proteção dos índios na região do Vale do Javari. Ele teria participado de várias ações que levaram para a prisão garimpeiros e madeireiros ilegais.

Desaparecimento de Dom e Bruno

Antes de sumir, o jornalista Dom e Bruno estavam na região da Comunidade São Rafael e partiram em direção a Atalaia do Norte, quando o contato com eles foi perdido e dados por desaparecidos pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja).

Dom Phillips era repórter do jornal britânico The Guardin, e estava coletando material de pesquisa sobre os índios para a publicação de um livro. Alguns de seus artigos foram publicados no “Washington Post”, “The New York Times” e “Financial Times”.

Corpos encontrados e periciados

No dia 12 de junho, a polícia havia encontrado materiais que pertenciam ao jornalista e a Bruno, como camiseta, computador e documentos.

Os restos mortais encontrados pela Polícia Federal foram levados para Brasília onde serão periciados pelo Instituto Nacional de Criminalística. Em entrevista, o presidente Jair Bolsonaro, havia dito que o jornalista Dom Phillips não era “bem visto” naquela região, o que provocou revolta entre familiares das vítimas e em ativistas de direitos humanos.

Uma comissão da Câmara dos Deputados já estava pronta para acompanhar o desaparecimento do jornalista Dom e Bruno, que deve continuar até a prisão dos assassinos. O ministro da Justiça, Anderson Torres, classificou o caso como um “crime cruel” e “uma maluquice”.

SEGURANÇA

Advertisement

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide

POLITICA

fim do sonho para os imigrantes nos estados unidos fim do sonho para os imigrantes nos estados unidos
Politica1 semana ago

Com Trump, sonho dos imigrantes na América chega ao fim

Donald Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20) prometendo uma série de medidas, que segundo ele será...

gusttavo lima e lula presidente gusttavo lima e lula presidente
Politica2 semanas ago

Como seria uma disputa entre Lula e Gusttavo Lima para presidente?

O cenário político nacional aponta uma disputa acirrada entre nomes conhecidos e grandes articuladores, como o do cantor Gusttavo Lima...

posse-de-renato-de-castro-goianesia2 posse-de-renato-de-castro-goianesia2
Politica4 semanas ago

Encontro dos ‘primos divididos’ marcou a posse de Renato de Castro

A posse do prefeito eleito Renato de Castro (UNIÃO) aconteceu nesta quarta-feira (1º) na Câmara Municipal de Goianésia, cidade onde...

posse-do-prefeito-paulo-vitor posse-do-prefeito-paulo-vitor
Politica4 semanas ago

Prefeito Paulo Vitor fala em desafios e avanços para Jaraguá

A posse do prefeito Paulo Vítor Avelar (UNIÃO), do vice-prefeito Leomar Abadia e dos 13 vereadores marcou início da gestão...

Vereadores de Aparecida vão aumentar o próprio salário Vereadores de Aparecida vão aumentar o próprio salário
Politica2 meses ago

Vereadores de Aparecida vão aumentar o próprio salário

Vereadores de Aparecida de Goiânia vão aumentar o próprio salário, que pode chegar a 60% do valor vigente, representando R$...

Caiado diz que Bolsonaro foi deselegante e desrespeitoso Caiado diz que Bolsonaro foi deselegante e desrespeitoso
Politica3 meses ago

Caiado diz que Bolsonaro foi deselegante e desrespeitoso

Sem declarar muito sobre os projetos para a campanha eleitoral de 2026, o governador Ronaldo Caiado (União) fez críticas ao...

Márcio Corrêia é eleito prefeito de Anápolis com 105.438 votos Márcio Corrêia é eleito prefeito de Anápolis com 105.438 votos
Politica3 meses ago

Márcio Corrêia é eleito prefeito de Anápolis com 105.438 votos

Em Anápolis, a 55 km de Goiânia, o candidato Márcio Corrêia (PL) venceu a eleição com  105.438 votos, contra 74.843...

Advertisement

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide

EDUCAÇÃO

Advertisement

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide
Advertisement

Copyright © 2017 Goiás Hoje. Portal de Jornalismo. Goiânia (GO). E-mail: contato@goiashoje.com.br