Segurança
MP investiga desvio de dinheiro público em Caldas Novas
A 5ª Promotoria de Justiça de Caldas Novas cumpriu mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (1°) contra um grupo suspeito de desviar dinheiro de emendas parlamentares que eram destinadas ao município. O dinheiro era usado por instituições de proteção de animais.
Desvio de dinheiro em Caldas Novas
Segundo levantamento do Ministério Público de Caldas Novas, verbas públicas eram desviadas por meio de empresas que mantinham contrato com a prefeitura e seus órgãos conveniados.
Ao todo, R$ 2 milhões de reais podem ter sido destinado de forma irregular por meio de emendas parlamentares via organizações sem fins lucrativos, e com indícios de superfaturamento.
Entidades de acolhimento de animais de rua eram custeadas com o dinheiro público de forma ilegal, conforme apontam as investigações do MP. O serviço pago com o dinheiro de emendas seria para acolhimento e castração de animais, além de assistência veterinária.
Vereador investigado
Um dos mandados de busca foi cumprido no gabinete de um vereador da cidade, onde houve a apreensão de computadores e documentos, além de R$ 48.100,00 em dinheiro.
A operação conta com apoio operacional da Coordenadoria de Segurança Institucional (CSI) do MPGO e a participação de seis promotores de Justiça, além da Polícia Militar. A ordem foi expedida pela 3ª Vara Cível, da Fazenda Pública Municipal e Ambiental da comarca de Caldas Novas.