Brasil
O que está por trás da taxação imposta por Donald Trump

Por trás da taxação de produtos estrangeiros imposta por Donald Trump, desde que assumiu o governo dos Estados Unidos, estão vários interesses econômicos e fiscais que podem mudar o comércio internacional e a economia mundial.
Taxação de Donald Trump
Para especuladores do mercado financeiro, a política econômica de Donald Trump pode ser uma forma dele especular o mercado e gerar grandes lucros para o país, mesmo com o risco de as medidas voltarem contra ele mesmo no mercado interno, principalmente no setor produtivo americano.
As taxas impostas por ele variam entre 10% a 49%, medida considerada agressiva pelos países que foram afetados pela decisão de Donald Trump, além de ser criticadas por vários líderes mundiais, incluindo críticas do ex-presidente Barack Obama.
Reação do governo do Brasil
No Brasil, a reação do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi a de aplicar a medida da reciprocidade, que está em votação no Congresso Nacional. Embora seja válida, a guerra comercial entre os países é vista como uma ameaça econômica global.
Contudo, os países podem se beneficiar com a medida fortalecendo os laços diplomáticos entre eles, além de fortalecerem os mercados internos com alianças comerciais.
Economia e migração
Países como China, Canadá e México tiveram os produtos taxados com 25%, com a justificativa de que eles não estão controlando a migração e o fluxo de drogas para os Estados Unidos.
Os países mais afetados com a medida foram o Vietnã, com 46%, e o Camboja, com 49%. No chamado “Dia da Libertação”, Donald Trump declarou que os Estados Unidos pagariam apenas 10% dos produtos importados.
Em defesa dos Estados Unidos
A taxação para o Brasil foi de 10%, medida que também será aplicada pelo governo sob os produtos dos Estados Unidos, o que deve afetar os consumidores em um efeito cascata na economia interna, levando em consideração que os importados já haviam sido tarifados pelos Estados Unidos nas plataformas de vendas online, como na Shopee, AliExpress e outras.
Trump defende que a taxação dos produtos estrangeiros vai corrigir uma demanda interna que sofre com a concorrência desleal, onde as indústrias americanas foram afetadas pelo mercado externo, justificando que outros países enriqueceram e se tornaram poderosos.
_________________________
Izaías Sousa
