Segurança
Operação do MP combate a violência política em Formosa
Formosa foi alvo de operação do Ministério Público Eleitoral cujo objetivo é o de reprimir atos de violência política na região. A operação Quinto Círculo apura denúncias de discurso de ódio contra candidatos e eleitores.
Violência política em Formosa
O caso ganhou repercussão após o locutor Breno Ferreira usar de agressividade contra eleitores de candidatos adversários em Formosa. O investigado foi alvo de busca e apreensão expedida pela Justiça de Goiás.
Segundo aponta o MP, o locutor retirava, sob forte ameaça, adesivos de candidatos dos veículos de eleitores que eram oposição ao que ele defendia, inclusive exigindo que os donos dos veículos trocassem os adesivos.
Operação Quinto Círculo
Moradores da região de Formosa alegavam que estavam com medo das ações de alguns cabos eleitores que agiam com violência na região.
Os delitos em tese praticados pelo investigado violaram os artigos 301 e 331 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), que criminalizam a destruição de propaganda regular e também o uso de violência para coagir alguém a votar ou não votar em determinado candidato.
O mandado de busca foi expedido pelo Juízo da 11ª Zona Eleitoral de Formosa e contou, em seu cumprimento, com apoio de equipes da Polícia Civil. A produção não teve acesso ao contato da defesa do citado na reportagem.
Informações do MP-GO