Tecnologia
Piloto de avião passa mal e passageiro pousa a aeronave
Um caso quase único na história da aviação aconteceu nesta terça-feira (9/5) na Flórida, nos Estados Unidos. Após o piloto de uma aeronave passar mal, um passageiro assumiu o controle e pousou o avião seguindo orientações de um controlador de voo.
Sem maiores detalhes, o passageiro teria entrado em contato com a torre de controle e relatado que o piloto passou mal, e que ele precisava de ajuda para aterrissar a aeronave, um Cessna Grand Caravan 208.
“Tenho uma séria situação aqui. Meu piloto ficou inconsciente e eu não tenho ideia de como pilotar o avião”, começou a dizer o passageiro no áudio divulgado pela CNN Internacional.
Naquele momento, o controlador de voo pediu que o passageiro mantivesse as asas da aeronave niveladas, e que o novo piloto empurrasse os controles para frente, forçando o avião a inclinar para pousar.
Chances de dar certo
Mesmo sendo uma aeronave pequena e sem muito controles de bordo, a aterrissagem de uma aeronave por alguém que não seja piloto seria uma missão quase impossível. Embora não haja maiores relatos, é possível que o passageiro tinha conhecimento básico sobre pilotagem, ainda que fosse por meio de videogame, bem comum hoje.
As centenas de controles no painel de uma aeronave exigem conhecimento para que sejam lidas e interpretadas pelo piloto, como as condições meteorológicas, controle de tráfego aéreo, altitude e longitude em relação ao solo, velocidade do vento, e, não menos importante, conseguir alinhar o avião com a pista do aeroporto para a aterrissagem, que exige muita experiência para que não haja velocidade inferior, ou superior à permitida.
No caso específico, a aterrissagem ocorreu somente por meio de comandos previamente passados pelo controlador de voo, ou seja, sem nenhuma instrumentação de bordo.