Connect with us

Segurança

Polícia Federal encontra objetos do jornalista Dom e Bruno

Avatar
Polícia Federal encontra objetos do jornalista Dom e Bruno Pereira

Um comunicado feito pela esposa do jornalista Dom Phillips, nesta segunda-feira (13), indicava que os corpos do marido e do indigenista Bruno Pereira tinham sido encontrados no Vale do Javari, no Amazonas.

A Polícia Federal não confirmou que encontrou os corpos, mas que teria encontrado documentos pessoais do jornalista, como um cartão de saúde em nome de Bruno.

Objetos do jornalista Dom Phillips

Os objetos foram encontrados pela força-tarefa composta por policiais federais, militares, da Força Nacional, Corpo de Bombeiros e por homens da Funai, na região onde o jornalista e o indigenista foram vistos pela última vez.

São 8,5 milhões de hectares que estão sendo percorridos pelos policiais na procura pelos desaparecidos.

Jornalista desaparecido

Os objetos pessoais encontrados estavam na região do rio Itaquaí, onde também tinha sido encontrada uma embarcação que seria de Amarildo Costa Oliveira, que está preso temporariamente, investigado pelo desaparecimento do jornalista Dom Phillips e Bruno Pereira.

As buscas contam com a ajuda da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), onde o indigenista Bruno Pereira trabalhava nos últimos meses.

Pesquisa sobre os índios

O jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira faziam pesquisa sobre os índios do Amazonas que vivem ameaçados por garimpeiros, grileiros de terras e fazendeiros.

Por conhecer a realidade da região e dos índios do Vale Javari, Bruno Pereira teria se desligado da Fundação Nacional do índio (Funai) para se dedicar aos trabalhos de estudo e proteção das terras indígenas.

Ameaçados por garimpeiros

Ele também participou de operações da Polícia Federal no início do ano, quando estava à serviço do Governo Federal na destruição de máquinas usadas por garimpeiros ilegais antes de se desligar da Funai por meio de uma licença por interesses particulares.

Familiares do jornalista Dom Phillips entregaram amostras de material genético para ajudar a Polícia Federal do Amazonas no reconhecimento de corpos, caso necessário, por meio da Operação Javari, uma das maiores já realizadas no Brasil envolvendo o desaparecimento de jornalista e defensores da causa indígena.

Repercussão internacional

O desaparecimento do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira foi manchete nos principais jornais do mundo, cuja primeira reportagem foi publicada no jornal The Guardin Brasil, onde Dom trabalhava.

Em reunião na IV Cúpula da Américas, ocorrida em Los Angeles (EUA), o presidente Jair Bolsonaro (PL), disse que o jornalista e o indigenista “faziam uma aventura perigosa”, declaração que provocou indignação nos familiares. Bolsonaro, disse que gostaria que eles fossem encontrados vivos.

PODCAST GOIAS HOJE

SIGA NO INSTAGRAM

SEGURANÇA

Publicidade

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide
Advertisement

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide

EDUCAÇÃO

Publicidade

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide

Copyright © 2017 Goiás Hoje. Portal de Jornalismo. Grupo JN Comunicação - Goiânia (GO). E-mail: contato@goiashoje.com.br