Segurança
Polícia investiga o desaparecimento de jornalista no Amazonas
A Polícia Federal investiga o desaparecimento do jornalista inglês, Dom Phillips, no Amazonas, correspondente do jornal The Guardian no Brasil. O profissional estava trabalhando na região do Vale do Javari.
O jornalista estava acompanhado pelo indigenista Araújo Pereira, segundo informações da União das Organizações Indígenas do Vale do Javari (Univaja).
Desaparecimento do Jornalista
Dom Phillips desapareceu após receber ameaças, e estava na comunidade Ribeirinha São Rafael, com trajeto até a cidade de Atalaia do Norte.
A Polícia Federal (PF) informou, nesta segunda-feira, que já está acompanhando e trabalhando no caso. “As diligências estão sendo empreendidas e serão divulgadas oportunamente”, diz nota da instituição.
Reportagem com índios
Phillips estava produzindo reportagem com indígenas situados próximo ao Rio Ituí, tendo Araújo Pereira como guia. O jornalista teria um encontro marcado com uma pessoa por apelido de Churrasco, que promoveria uma reunião com os índios da região.
Equipes de Unijava deixaram a região de Atalaia do Norte para fazer as buscas pelo jornalista inglês e por Araújo, que faz parte da Fundação Nacional do Índio (Funai).
Jornal Guardian emite nota
“O Guardian está muito preocupado e busca urgentemente informações sobre o paradeiro e a condição de Phillips. Estamos em contato com a embaixada britânica no Brasil e com as autoridades locais e nacionais para tentar apurar os fatos o mais rápido possível”, disse o porta-voz do jornal.
Nota da Human Rights
“É extremamente importante que as autoridades brasileiras dediquem todos os recursos disponíveis e necessários para a realização imediata das buscas, a fim de garantir, o quanto antes, a segurança dos dois”, diz a nota assinada pela diretora do escritório da Human Rights Watch no Brasil, Maria Laura Canineu.
Informações da Agência Brasil