Educação
Português e Matemática derrubaram o Ideb em Goiás
As notas em Português e Matemática foram as responsáveis para derrubar o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em Goiás. Por conta da pandemia da Covid-19, a educação foi prejudicada e afetou o desempenho dos alunos, tantos os da rede privada quantos os da rede pública.
Ideb em Goiás
Os dados foram comparados com os de 2007 e serve como uma bússola que mostra os caminhos da educação, servindo também como parâmetros para investimento dos gestores na melhor qualidade do ensino. O Ensino Médio sofreu a maior queda no Ideb.
As últimas provas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica aconteceram em 2019. A educação em Goiás só não foi pior porque o índice de aprovação se manteve no Ensino Médio, algo muito positivo, segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
Números do Ideb
Na Rede Estadual de Educação, o Ensino Médio teve queda de 4,7 para 4,5, onde os municípios do interior de Goiás foram os mais afetados, segundo levantamento feito pelo Jornal O Popular.
Na pesquisa dos dados, a média das notas de Matemática teve um índice menor da registrada em 2017, período antes da pandemia. Já a queda em Português foi menor do que a alta registrada em 2019.
Qualificação dos professores
Para especialistas em educação, é preciso maior investimento já na primeira fase educacional, além de políticas públicas que valorizem os profissionais do setor, além de investimento em tecnologia que possam contribuir no processo de ensino-aprendizagem.
Professores dizem que têm dificuldade quando recebem alunos de outras séries do Ensino Fundamental, cujos colegas não dominavam algumas áreas do conhecimento, ou seja, ainda há profissionais da educação básica sem preparação para ocupar uma sala de aula.
Valorização profissional
No interior, as reclamações são quase unânimes, ou seja, é preciso um programa de qualificação do magistério e de prática educacional. Outro problema que afeta a educação se esbarra na valorização dos professores, que estão em guerra travada em busca de direitos adquiridos, como o Piso Nacional da Educação, quase sempre defasados nos municípios.
Tais problemas também podem interferir na qualidade do ensino já sem sua base, que vai refletir no desenvolvimento dos alunos quando chegarem no Ensino Médio.
Foto: SHVETS production / Pixel