Goiânia
Prefeitura de Goiânia é alvo de operação da Polícia Civil
Para a apurar um suposto esquema de corrupção dentro da Prefeitura de Goiânia, a Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor) cumpre mandados de busca e apreensão em endereços ligados a servidores e prestadores de serviços para o Paço Municipal.
Fraude em licitação na Prefeitura de Goiânia
Ao todo, são 32 mandados de busca a apreensão expedidos pela Justiça, tendo como alvos as empresas Sobrado Materiais para Construção Eireli, e a empresa Gyn Atacadista LTDA. A ação da Polícia Civil acontece nesta quarta-feira (20).
Outra empresa também é alvo da ação policial, a Comercial J. Teodoro LTDA. As investigações apontam desvio milionário dos cofres públicos por meio de fraudes em licitações de obras e serviços. Um dos órgãos investigado é a COMURG, que enfrenta graves problemas na coleta do lixo em Goiânia — e já foi alvo de investigação de uma CPI na Câmara Municipal.
Prefeito pede afastamento dos servidores
Segundo o prefeito Rogério Cruz, em entrevista coletiva, ele vai pedir o afastamento dos citados nas investigações, incluindo o presidente a Comung, Alisson Silva Borges. O prefeito negou que tinha conhecimento das irregularidades apontadas pela Polícia Civil.
Sigilos bancários e fiscais dos investigados foram quebrados, além da suspensão dos contratos em vigor. Ao todo, 160 policiais e oito peritos participam da ação. Os órgãos onde os grupos investigados atuavam eram na Comurg; na Secretaria de Administração da Prefeitura de Goiânia; e na Agencia Municipal de Meio Ambiente (Amma).
Valor desviado
Houve fraude em pelo menos cinco licitações na modalidade pregão eletrônico. Para a Polícia Civil, eles agiam de comum acordo para vencer nos lotes de maior valor, o que deixava os demais empresas participantes do certame sem chances de concorrer. O valor que teria sido pago em contratos fraudulentos chega a R$ 50 milhões.
Nota emitida pela Prefeitura:
A Prefeitura de Goiânia informa que colabora com as investigações da Polícia Civil e está contribuindo com o acesso de equipes de policiais aos locais que estão sendo visitados para coleta de equipamentos ou documentos.
A Prefeitura de Goiânia reúne informações sobre o objeto das investigações para prestar todos os esclarecimentos com transparência.
A Prefeitura de Goiânia reforça o seu compromisso com a transparência pública e acredita na elucidação dos fatos por parte das forças policiais de investigação.