Tecnologia
Presidente da Equatorial dá explicações sobre queda de luz em Goiás
O presidente da Equatorial Energia vem sofrendo pressão por causa das constantes quedas de energia em várias cidades de Goiás, incluindo na Grande Goiânia. No período de calor intenso, a empresa não consegue atender a demanda dos consumidores.
Equatorial Goiás
Uso de equipamentos como ar condicionado, ventiladores e climatizadores são apontados como sendo os maiores consumidores de energia, o que gera sobrecarga e, consequentemente pode ocasionar a queda de energia em algumas regiões, principalmente naquelas que não possuem uma rede bem estruturada de distribuição de energia.
Segundo o presidente da Equatorial, houve um aumento de 16% no consumo neste período de seca, que representa cerca de 7% acima da média nacional. Na Assembleia Legislativa o Estado de Goiás (Alego), deputados já falam em abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para convocar o presidente a dar explicações sobre o setor enérgico em Goiás.
Período de seca e sobrecarga na rede
A situação pode piorar ainda mais devido à queda no nível de água nos reservatórios, que já assusta os moradores da região norte e nordeste do Brasil. Calor intenso e falta de chuva podem durar até o fim de outubro, o que deve agravar a situação. Ainda assim, a Equatorial anunciou que não haverá aumento na conta de luz dentro do mês de outubro.
Desde que assumiu a distribuição de energia em Goiás, a Equatorial já havia identificado que 50% das unidades de distribuição de energia estavam operando com sobrecarga.
Investimentos e campanha
Na prática, a Equatorial vem melhorando as redes de distribuição em vários municípios do estado com sistema inteligente de identificação de problemas, disse o presidente. Ao todo, já foram investidos nos primeiros seis meses, R$ 1,3 bilhão em estruturação de rede.
As reclamações dos consumidores junto ao Procon já diminuíram 50%. A Equatorial vem promovendo campanha em rede nacional de TV onde explica a situação da empresa na distribuição de energia nesse período do ano.