Tecnologia
Profissão de influencer em alta nas plataformas digitais
A profissão de influencer é um novo mercado nas principais plataformas digitais e vem sendo uma fonte de renda promissora mesmo em tempo de crise. Com a pandemia da Covid-19 e aliado ao desemprego, milhares de pessoas, na grande maioria jovens — estão investindo pesado na profissão.
São horas de treinamento frente a uma câmera, maquiagens, textos, e a ferramenta mais importante, o computador e uma internet com boa velocidade para subir os vídeos. Os influenciadores nem sempre são pessoas famosas, quebrando o velho tabu de que somente artistas de TV podem ganhar dinheiro com a imagem.
Mercado de trabalho para influencer
Os influencers estão atuando em todo mercado. Eles podem morar em casas luxuosas, ou até mesmo em casas simples, em comunidades mais afastadas dos grandes centros. Embora os jovens sejam a maioria no mercado, pessoas acima dos 50 anos também estão bombando nas redes sociais com suas dicas ou comerciais.
Um influenciador pode atuar nos mais diferentes mercados, desde que ele domine aquele nicho e tenha um bom público (seguidores) que gosta daquele tema que estará sendo promovido. Pequenas até grandes empresas estão usando os influencer para divulgar sua marca, produtos ou serviços.
Quanto ganha um influencer?
O valor que será cobrado depende do porte da empresa contratante e da fama do influenciador, além do número de seguidores que ele tem nas redes sociais. Quando maior for o número de seguidores e mais conhecido for o influencer, maior será o cachê.
Ser bom naquilo que faz e contando com um pouco de sorte é possível viver bem, e ainda poder trabalhar em casa, usando um pequeno estúdio, equipamento de vídeo e computador para edição. Este é um dos mercados que vale a pena investir. Para quem não sabe por onde começar, há influenciadores que também ensinam outras pessoas a se tornar um, mostrando os caminhos da pedras, e nunca o caminho da mina.
Izaías Sousa