Saúde
Profissionais do Samu de Jaraguá passam por treinamento de reanimação
Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Jaraguá passaram por treinamento em Parada Cardiorrespiratória e Reanimação (PCR).
O treinamento foi ministrado pelo médico Josemiro Júnior, com base nas novas diretrizes e protocolos de socorro de urgência e emergência cardiológica. Um socorro médico eficiente pode salvar a vida de uma pessoa, principalmente quando são aplicados métodos eficazes, como no caso de uma reanimação em parada cardiorrespiratória.
Reanimação cardíaca, como agir?
Quem vê alguém sofrendo uma parada cardíaca pode ficar muito assustado e demorar para tomar uma atitude, mas, nesses casos, é essencial agir rápido. Segundo a American Heart Association (Associação Americana do Coração), a chance de sobrevivência cai 10% a cada minuto sem socorro. Em contrapartida, o início imediato das manobras de ressuscitação pode dobrar ou até triplicar essa chance.
Durante a parada, a pessoa fica inconsciente, deixa de responder a estímulos e para de respirar. Ao reconhecer esse momento, é preciso agir. Para acionar o Samu, ligue 192. Caso a sua cidade não tenha Samu, chame os Bombeiros ou o sistema de atendimento de emergência.
Com informações: Drauzio Varella