Politica
Projeto político de Caiado é manifestação de independência

O governador Ronaldo Caiado (UB) lançou sua pré-candidatura à Presidência da República em 2026 durante evento realizado em Salvador (BA).
O projeto político de Caiado
No discurso do governador, a segurança pública foi o tema mais explorado ao se apresentar oficialmente como pré-candidato ao Palácio do Planalto.
Com forte pressão contrária dentro do União Brasil, partido presidido por Antônio Rueda, que não esteve presente no evento, caiado diz que deve manter seu nome mesmo sem apoio de Bolsonaro, se mantendo firme no projeto de tornar seu nome conhecido em nível nacional.
Segurança como bandeira
No evento, o governador de Goiás fez um relato sobre a criminalidade no estado antes de assumir o governo, e apresentou os dados positivos com sua chegada ao poder.
Em dívida com o setor do agronegócio devido à criação da Taxa do Agro, Ronaldo Caiado evitou falar sobre o tema no evento em Salvador, preferindo citar outros setores da administração, como saúde e educação.
Invasão de terras em Goiás
Na ocasião, o governador, em ofensiva contra o PT de Lula, disse que em Goiás não há invasão de terras, reforçando a ação da segurança pública contra movimentos sociais agrários.
A questão sobre o lançamento da pré-candidatura do governador ao Planalto se esbarra na resistência dentro do União Brasil e sobre o nome que terá o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A aposta de Bolsonaro
O nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicados), pode ser a aposta dentro do grupo da direita, e, se confirmado, Ronaldo Caiado pode ter seu projeto político pulverizado dentro de seu próprio grupo.
Com a pesquisa da Quaest divulgada esta semana, onde o nome do presidente Lula aparece como favorito em um eventual segundo turno, a situação de Caiado e de qualquer outro nome apoiado por Bolsonaro entra na zona de risco em uma derrota para PT e partidos aliados em 2026.
