Segurança
Instrutora de voo morre em queda de avião em Goiânia
A instrutora de voo Laura Graziella Trigueiro Botelho, de 29 anos, morreu nesta terça-feira (28) após o avião pilotado pelo irmão dela cair em uma região próximo ao Aeroporto Santa Genoveva. A aeronave tinha decolado do Aeroclube e Goiânia, cerca de 15 km do local da decolagem.
Queda de avião em Goiânia
O piloto Victor Trigueiro Botelho, que sobreviveu ao acidente, havia feito contato com a torre de controle por volta das 16h40, minutos antes da aeronave cair. O contato foi feito pedindo autorização para um pouso de emergência. Aos bombeiros que prestaram socorro, a instrutora de voo Laura Graziella disse que estava com muita dor nas costas e nas pernas.
“Acabou, eu perdi, vou morrer”, disse ela no momento do resgate.
Graziella morreu na madrugada desta quarta-feira (1º) no Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). Como se trata de um acidente aéreo, o caso deve ser investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Normas de segurança da aviação
Antes do decolar, os pilotos devem informar a rota de tráfego para os controladores de voo, onde o avião passa a ser monitorados desde sua decolagem até a aterrissagem no destino final, bem como informar sobre o número de passageiros a bordo.
Caixa preta
Em alguns modelos de aeronaves há a caixa preta, equipamento que guarda os dados do voo e possíveis falhas nos equipamentos, bem como as ações tomadas pelos pilotos em cada momento do voo. No caso dos bimotores, nem todos têm o equipamento que auxiliam as autoridades na investigação de falhas e acidentes.