Brasil
Redação do Enem 2022 valorizou os povos tradicionais
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 teve a redação com o tema sobre os povos tradicionais no Brasil, contrariando todos os discursos do presidente Jair Bolsonaro (PL), que em seu governo negou ampliar a demarcação de terras indígenas e tecendo comentário negativos sobre a cultura dos povos originários. O tema levou os estudantes a refletirem sobre os problemas das minorias.
O tema da redação do Enem 2022 foi:
“Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.
Na verdade, os povos tradicionais e suas culturas vem sendo dizimadas a séculos, realidade que não é somente do Brasil. Os índios, ciganos, ribeirinhos, quilombolas e extrativistas são exemplos de povos que foram vítimas de todo tipo de violência contra sua dignidade, seja ela física, psicológica, moral e ética.
Realidade dos povos tradicionais
Na prova, aplicada neste domingo (13), algumas perguntas sobre os povos tradicionais levou os alunos a refletir sobre a realidade amplamente divulgada na imprensa e nas redes sociais. uma das perguntas foi: Você sabe quem são as comunidades e os povos tradicionais brasileiros?
A redação discorreu ainda sobre a Carta da Amazônia 2022, além de citar a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 26), considerando como sendo estratégica para os povos tradicionais e os viventes da Terra em relação a proteção ambiental.
Questões da prova do Enem 2022:
- A “fadinha” skatista Rayssa Leal;
- Violação do estado democrático de direito;
- O livro “Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada;
- O movimento Manguebeat;
- A obra “As Veias Abertas da América Latina;
- Nu, de botas” (2013);
- Variação linguística em contextos socais;
- A música “Pensei que fosse o céu”, de Vander Lee;
- Positividade tóxica e as redes sociais;
- Acesso à tecnologia e democratização da informação;
- Papel da mulher na sociedade/
- A importância da atividade física à violência nos estádios de futebol.
Quem são os povos tradicionais no Brasil?
Os povos tradicionais no Brasil são aqueles que foram os primeiros a se estabelecerem no território brasileiro e que mantêm suas tradições culturais até os dias atuais. São grupos étnicos que vivem em comunidades rurais e que têm um forte vínculo com a terra e com os recursos naturais. Os principais povos tradicionais do Brasil são os índios, os quilombolas e os caiçaras.
A preservação da cultura dos povos tradicionais é um tema importante, pois esses grupos representam a diversidade cultural do país e são responsáveis por manterem vivas as tradições do Brasil.
A garantia da preservação da cultura dos povos tradicionais deve ser feita por meio de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento dessas comunidades, como a criação de programas de educação e de valorização da cultura.
Cultura e plano de governo
Além disso, é importante que os povos tradicionais sejam consultados sobre as questões que dizem respeito à sua cultura, para que ela seja preservada de forma adequada. Uma das promessas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi a de valorização da cultura dos povos tradicionais, incluindo a criação de um ministério indígena.
Provas do Enem
Na primeira etapa, houve questões de Linguagens e Ciências Humanas, com cinco horas e meia de duração. Já na segunda etapa da prova, que ocorre no domingo (20), o Enem vai aplicar as questões de Ciências da Natureza e Matemática, com cinco horas de prazo para a resolução.
A redação é um dos temas que mais reprova alunos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e também em concurso público. Por esse e outros motivos, o estudante deve aplicar boa parte do tempo pesquisando os gabaritos de provas que foram aplicadas anteriormente para estudar sobre os principais temas, incluindo os temas de redação.