Connect with us

Politica

Ronaldo Caiado precisa de articulação para candidato à Presidência

Published

on

Ronaldo Caiado precisa de articulação para candidato à Presidência

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), vai precisar mais do que apoio já declarados para que possa disputar a Presidência da República em 2026. O nome do governador precisa de propagação no cenário nacional e, em relação à busca de apoio, ele deve percorrer os Estados para costurar sua rede junto aos governadores e partidos políticos.

Articulação nacional

Sem uma aliança robusta na base da direita, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a candidatura de Caiado não será consolidada — e outros nomes no cenário nacional podem ocupar seu lugar na disputa presidencial.

É preciso manter os olhos nas bases do PT de Luiz Inácio Lula da Silva, e outro na base de Jair Bolsonaro, já que outros nomes de peso já articulam seus nomes para candidatos.

Tudo vai depender do sinal verde de Bolsonaro, e ninguém será tão ousado em sair candidato sem o apoio das duas principais bases, como a direita e a esquerda.

Influência no Congresso e Senado

Outros cenários também merecem a atenção de Ronaldo Caiado, que são as articulações dos deputados federais e dos senadores, principalmente com a eleição da nova Mesa Diretora nas duas Casas, incluindo a questão do apoio do União Brasil, partido que está na base do presidente Lula (PT).

Até o momento, Jair Bolsonaro ainda não sinalizou apoio oficial ao governador Ronaldo Caiado, e nem deveria, devido aos demais nomes que também buscam por sua “bênção” para as eleições de 2026, tanto em Goiás quanto em outros estados.

Lançamento da campanha

Caiado já anunciou o lançamento de sua candidatura para o dia 28 de março, em Salvador, na Bahia, onde também receberá o título de cidadão baiano. Naquele Estado, Caiado já conta com um palanque inicial para se apresentar como candidato em rede nacional.

“Vou concorrer, tanto é que vocês já estão convidados aqui para o dia 28 de março. Já vou dar partida na minha pré-candidatura a presidente da República. E daí já vou começar a andar o Brasil nos finais de semana, já percorrendo todos os Estados e levando a nossa discussão, a nossa proposta”, disse o governador.

Gracinha Caiado para senadora

O título de cidadão baiano se deve a sua mulher, Gracinha Caiado, que é natural da cidade de Feira de Santana. Por sinal, Gracinha Caiado deve sair candidata ao Senado Federal, vaga que pode ser disputada por outros 13 candidatos por Goiás.

Mesmo tendo os direitos políticos caçados e estando inelegível por 8 anos por abuso de poder político, devido a condenação da Justiça Eleitoral, Caiado já conta com uma grande vantagem, que foi a eleição de Sandro Mabel para prefeito de Goiânia, maior colégio eleitoral de Goiás. A decisão da Justiça Eleitoral cabe recurso, e Caiado pode se livrar da sentença, pelo menos é o que ele espera dizendo confiar em sua inocência.

SEGURANÇA

POLITICA

EDUCAÇÃO

Sair da versão mobile