Tecnologia
Saiba como gravar podcast de qualidade sem gastar muito
Gravar podcast de qualidade e sem gastar muito é um questionamento feito por pessoas que gostariam de ter suas entrevistas produzidas em studio ou em sua própria casa.
Como gravar podcast de qualidade
Antes de tudo, é preciso compreender alguns detalhes sobre a gravação de podcast de qualidade. O podcast é uma gravação semelhante a um conteúdo produzido em uma emissora de rádio, inclusive as transmitidas ao vivo. A diferença é que o podcast é gravado e pode ser ouvido quantas vezes quiser depois de hospedado na internet.
Como as entrevistas feitas no rádio quase sempre não ficam guardadas por muito tempo, o podcast ganhou popularidade por acompanhar as tendências das rádios e TVs nas entrevistas diárias.
Podcast o Assunto
Hoje, um dos podcast mais ouvidos são os produzidos pela Rede Globo por meio do Assunto, apresentado atualmente por Renata Lo Prete. Para quem trabalha com blog, por exemplo, investir na produção de podcast pode ser uma vantagem em cima da concorrência.
Equipamentos para edição de podcast
Para gravar podcasts de qualidade não precisa gastar muito dinheiro com equipamentos caros ou investir em estúdios sofisticados. Basta ter um cômodo com pouco ruído, uma mesa, um computador, um microfone de boa qualidade e caixas de som com fone de ouvido.
Studio de gravação de podcast
Um studio simples pode ser melhorado com algumas peças de espuma acústica que reveste a parede em torno do computador e do microfone, conforme modelo na foto. As espumas são baratas e facilmente encontradas na internet ou em loja do ramo.
Microfones e computador
Quanto ao microfone para gravar podcast, dê preferência para os modelos ativos com condensadores, que são alimentados diretamente por uma mesa de áudio conectada à CPU do computador.
Sua captação é melhor, porém, capta ruídos com maior facilidade que os microfones tradicionais. Como há vários modelos de microfones ativos, uma boa escolha seria um ISK, com uma mesa de áudio modelo Behringer, com no mínimo dois canais.
No caso de uma entrevista, como vai ter duas pessoas na mesa, um segundo microfone é necessário, podendo ser os não ativos, que são mais baratos e capta pouco ruído. Ele será usado do lado da pessoa entrevistada.
Edição de podcast
Bom, depois que a entrevista foi gravada, é hora de colocar a mão nas teclas do computador para editar o áudio, onde será usado programas para edição, como ou Soudforge, Samplitude, o Reaper e outros diversos.
Programas de edição de podcast
O Sondforge é um dos melhores programas para edição de áudio, embora para colocar fundo musical, a edição pode ser feita no Reaper. Nada de usar programas direto no smartphone para edição dos podcast, pois depende de uma série de comandos na hora da edição.
Se você não entende nada do assunto de edição, há bons vídeos no Youtube que ensina usar os programas citados na gravação de podcasts. Outra dica na hora da edição, é que você deverá ter um banco de músicas e fundos musicais para montar as trilhas, que também são vendidos na internet, tomando cuidado para não cometer crimes quanto aos direitos autorais.
Produção de videocast
Com o tempo, a gravação de podcast vai ficando melhor e bem produzidas, ou seja, não desanime com os primeiros resultados, caso não goste. Depois de aprender a gravar seus podcasts, você poderá investir na gravação e produção de videocast, que também está em alta, ou seja, no mesmo programa você vai filmar a entrevista, e pronto!
Hospedagem de podcast
Para hospedar seus podcast na internet, mesmo sendo usados em um blog, há vários sites especializados para podcast, como o Anchor, Buzzsprout, Soundcloud, PodBean e Spotify.
Tempo de gravação do podcast
Fique atento quanto ao tempo para gravar podcasts de qualidade! Programas ou entrevistas longas pode levar o ouvinte a desistir de ouvir, e muito curto pode não ser atrativo para quem procura um bom conteúdo.
Recomendamos que ele não ultrapasse 20 minutos, e que tenha boas chamadas para fazer o ouvinte permanecer ouvindo o programa. Há podcast com mais de uma hora de gravação, mas são conteúdo relevantes e cujo canal tem muitos seguidores já habituados com aquele conteúdo.