Connect with us

Saúde

Saúde monitora cidades de Goiás com surto de diarreia

Avatar
Saúde monitora cidades de Goiás com surto de diarreia

Um surto de diarreia em pelo menos 12 cidades de Goiás vem sendo monitorado pela  Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) em parceria com a Saneago, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Surto de diarreia em Goiás

A cidade com maior ocorrência da doença é Campos Belos, que registrou 1.130 casos de junho até agosto. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, os casos de surtos decorrentes de contaminação da água eram esperados para este período do ano.

Medidas de controle estão sendo adotadas nas cidades com registro de surto por equipes da Saúde e de Meio Ambiente, inclusive com a interdição de postos de abastecimento em algumas cidades.

Cidades com registro de casos

Os municípios com registro do surto são: Minaçu, São Miguel do Araguaia, Nova Crixás, Aruanã, Britânia, Diorama, Palmeiras de Goiás, Cachoeira Alta e Goiatuba.

A análise de água nos municípios é realizada pelo órgão de Vigilância Sanitária de cada município, cujas amostras são encaminhadas para o Lacen, onde é feito os exames laboratoriais e acompanhamento dos casos.

Segundo a SES-GO, houve a presença da bactéria Escherichia coli em várias amostras de água. Outras fontes de contaminação não foram descartadas, como a dos vasilhames, que podem passar pelo processo de contaminação cruzada com a manipulação.

Prevenção da doença

A DDA é uma doença que pode ser prevenida e controlada com medidas simples de higiene e saneamento básico. A colaboração entre a população e as autoridades de saúde é fundamental para garantir a saúde de todos.

 

PODCAST GOIAS HOJE

SIGA NO INSTAGRAM

SEGURANÇA

Publicidade

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide
Advertisement

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide

EDUCAÇÃO

Publicidade

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide

Copyright © 2017 Goiás Hoje. Portal de Jornalismo. Grupo JN Comunicação - Goiânia (GO). E-mail: contato@goiashoje.com.br