Segurança
Secretário de segurança anuncia queda na violência em Goiás
O secretario de segurança pública do Estado de Goiás, coronel Renato Brum, anunciou a queda na violência em Goiás apresentando dados de investimento em prevenção e repressão ao crime.
Ao todo, o Governo de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), disse que foram investidos R$ 109 milhões na segurança pública de Goiás.
Violência em Goiás
Desta forma, o estado ocupa o oitavo lugar no ranking nacional de queda de crimes violentos, segundo os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-GO).
Goiás perde apenas para o Acre na queda da violência. Segundo o secretario de segurança, o resultado faz parte de uma política voltada para a valorização do cidadão e dos policiais.
Dados da segurança
Continuando, ele citou como exemplo a criação do Batalhão Rural e da Patrulha Maria da Penha. “Os nossos policiais, os operadores de segurança, têm trabalhado de forma motivada, de forma dobrada”, afirmou.
Cerca de 31 municípios de Goiás não registraram nenhum caso de crime violento desde 2021, servindo como indicadores para a SSP-GO. O governador Ronaldo Caiado, no programa Mundo em Sua Casa disse:
“O que o governo fez, em primeiro lugar, foi dar liberdade aos policiais poderem cumprir a sua função. Em segundo lugar, foi cada vez mais profissionalizá-los”, destacou.
Monitor da Violência
Em 2021, o Governo de Goiás não forneceu dados sobre as mortes decorrentes de ações policiais requisitadas pelo Monitor da Violência.
Continuando, a Secretaria de Segurança Pública, disse que não daria informações sobre as mortes ocorridas em ações das policias, alegando que eram dados sigilos.
Polícia com amparo legal
Em nota emitida pela SSP, o governo disse que a missão é garantir a segurança pública dos cidadãos goianos e combater com rigor a criminalidade, dentro do amparo legal”, disse.
Naquele ano, em 2021, era a quinta vez que o Governo de Goiás não fornecia dados sobre as mortes em decorrência de ações policiais, bem como informações relativas ao sistema prisional do estado.