Saúde
Seguro-desemprego será ampliado em Pernambuco e Alagoas
Trabalhadores dos estados de Pernambuco e Alagoas terão o seguro-desemprego ampliado em razão das chuvas que provocaram 125 mortos e 11 mil desabrigados.
O seguro-desemprego será ampliado por mais dois meses, por meio do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), decisão publicada no Diário Oficial da União.
Seguro-desemprego de emergência
A medida será em caráter excepcional, nos municípios que declararam situação de emergência por causas das chuvas.
Quem tem direito ao seguro-desemprego
Quem tem direito são os trabalhadores que já estão recebendo o seguro-desemprego e que foram demitidos no período de 1º de dezembro de 2021 a 31 de maio de 2022.
O seguro-desemprego visa garantir uma assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado involuntariamente (sem justa causa). O pagamento varia de três a cinco parcelas, com o valor mínimo de um salário mínimo.
Outros trabalhadores
Além das pessoas demitidas, outros trabalhadores também têm direito ao benefício, como os pescadores com atividade artesanal registrados, domésticos, e pessoas resgatadas de serviço análogo à escravidão.
Segundo previsão Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deve chover no leste da região Nordeste até quarta-feira (9).
O pagamento varia de três a cinco parcelas, com o valor mínimo de um salário-mínimo.