Connect with us

Brasil

Senadores criticam Alexandre de Morais por censura

Avatar
Senadores criticam Alexandre de Morais por censura

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Morais, vem sendo alvo de críticas de senadores que pedem seu impeachment, baseado em suas recentes decisões que suspendeu contas de bolsonaristas e artistas das redes sociais.

Censura de Alexandre de Morais

Um dos senadores que critica o ministro é Eduardo Girão (Podemos-CE), que diz que os brasileiros estão tendo sua “liberdade de expressão cassada pela censura autoritária em curso no Brasil“.

Em discurso na quarta-feira (9), na tribuna do Senado Federal, Eduardo Girão citou nomes de várias pessoas que tiveram as contas suspensas das redes sociais, principalmente no Twitter, dentre eles estão:

Os deputados federais Daniel Silveira (PTB-RJ) e Carla Zambelli (PL-SP), o empresário Luciano Hang, o pastor Valadão, os cantores Latino e Zezé di Camargo e o economista Marcos Cintra, além dos youtubers Monark e o Canal Hipócritas. Todos os citados por Girão tiveram as redes digitais bloqueadas pela Justiça.

senador Luis Carlos Heinze (PP-RS)

Contas suspensas nas redes sociais

Segundo o senador, os casos de suspensão de contas, considerados por ele como uma afronta à liberdade de expressão estão aumento a cada dia, e a população está assustada. Girão diz que os senadores têm sido omissos diante de uma situação tão grave.

Ao citar a ida de ministros do STF aos Estados Unidos para falar sobre liberdade de expressão para um grupo de empresário, o senador ironizou o caso dizendo: Isso não é piada, não, viu, senador Portinho. Isso é sério!

Censura aos veículos de comunicação

No mesmo dia, o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) criticou a atuação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, que, segundo ele, “extrapolou todas as barreiras institucionais e legais”, com a censura aos veículos de comunicação. Ele também pediu que o Senado inclua na pauta o pedido de impeachment do ministro.

Luis Carlos chegou a dizer que um único homem estaria promovendo a submissão aos Poderes à sua vontade, citando Alexandre de Morais, um dos ministros mais criticados pelos apoiadores de Jair Bolsonaro (PL). Heinze disse que as instituições de estado precisam agir de forma isenta, e que um ministro da Suprema Corte não pode fazer escolhas pessoais.

Sentenças questionáveis do STF

“Alguém aqui consegue negar que presenciamos atos de censura? Isso não é mais do que suficiente para que seja colocado em pauta o pedido de impeachment?” — indagou.

Para o senador, Alexandre de Morais é autor de “sentenças questionáveis”, se referindo as liberdades individuais e dizendo que se trata de uma “afronta aos brasileiros”. Dentre outros termos, Heinze citou uma “escalada de atos abusivos e censura prévia”.

Veja a declaração do senador

Izaías Sousa
Fonte: Agência Senado

 

PODCAST GOIAS HOJE

SIGA NO INSTAGRAM

SEGURANÇA

Publicidade

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide
Advertisement

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide

EDUCAÇÃO

Publicidade

Slide ANUNCIE E APAREÇA! Slide

Copyright © 2017 Goiás Hoje. Portal de Jornalismo. Grupo JN Comunicação - Goiânia (GO). E-mail: contato@goiashoje.com.br