Saúde
Siamesas Valentina e Heloá são separadas em Goiânia
As siamesas Valentina e Heloá, de 3 anos, foram separadas em uma cirurgia que durou 10 horas, realizada por uma equipe de 50 profissionais e liderada pelo médico cirurgião Zacharias Calil. A cirurgia aconteceu na quarta-feira (12).
Separação de Valentina e Heloá
Os preparativos para a separação dos corpos das irmãs foram planejados há pelo menos um ano antes, quando a equipe do Hospital da Criança, em Goiânia, preparou os materiais que seriam usados na cirurgia, sendo o primeiro procedimento de alta complexidade realizado no hospital recém-inaugurado em Goiás.
“Tivemos que dividir o fígado, o intestino delgado e o intestino grosso. Tivemos que modificar o sistema urinário delas porque elas apresentavam alterações que não tinham sido diagnosticadas. No mais, separamos o osso, a bacia”, explicou Zacharias Calil.
Tratamento de referência no Brasil
Naturais de Guararema, no interior de São Paulo, Valentina e Heloá passaram por um tratamento de dois anos até que fosse realizada a cirurgia, procedimento médico realizado no estado com referência internacional neste tipo de cirurgia em siamesas.