Brasil
STF tem elementos suficientes para tornar Jair Bolsonaro réu

Exibindo imagens de vandalismo praticados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no dia 8 de janeiro de 2023, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Morais, disse que a Corte já tem elementos suficientes para tornar réu os denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Julgamento de Bolsonaro no STF
No primeiro dia de julgamento, Jair Bolsonaro acompanhou de perto a sessão no STF, ocupando a cadeira na primeira fila, em um local próximo dos ministros.
Já nesta quarta-feira (26), Bolsonaro vai acompanhar o julgamento com seu filho Flavio Bolsonaro. Em entrevista, ele disse que não há crimes praticados por ele, conforme apontou a PGR, dizendo que ele estava nos Estados Unidos quando ocorreu o vandalismo na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Tese de Golpe de Estado
Ao todo, sete pessoas são julgadas pela Primeira Turma do Supremo por tentativa de golpe de Estado, tendo Jair Bolsonaro como figura central do esquema criminoso, diz parte da ação julgada pelo STF.
“Nenhuma Bíblia é vista”, e nenhum dos bolsonaristas portava “batons”, disse Alexandre de Morais ao exibir imagens do dia do vandalismo.
Tratando o caso como uma tentativa de ruptura democrática, Alexandre de Morais disse que os apoiadores de Bolsonaro não estavam em um “domingo no parque” no dia do vandalismo.
Foto: Portal 247
