Meio Ambiente
Touro Sherlock se aposenta sendo pai de 340 mil bezerros
O Touro Sherlock até quem enfim vai se aposentar depois que teve 340 mil bezerros como filhos, conforme reportagem do Globo Rural deste domingo (18).
Touro Sherlock se aposenta
Sherlock, o garanhão, já cedeu 542 mil doses de sêmen para vários criadores do Brasil e da América Latina. Sua aposentadoria foi anunciada, embora não houve informações sobre o salário e vida que o touro Sherlock vai levar de agora em diante.
“Certamente, foi um dos reprodutores que mais teve procura de sêmen no Rancho da Matinha e, agora, se tem alguém que merece descansar em um bom piquete, com boa alimentação e água fresca, é ele”, diz o gerente do Rancho, Luciano Borges, em nota ao Globo Rural.
O maior reprodutor do Brasil
A primeira leva de reproduções começou logo aos 18 meses do animal. Ele participou de uma das primeiras edições do Programa Nacional de Touros Jovens (PNAT). O último estoque de sêmen dele ainda fica disponível ao mercado.
“Na bateria da ABS, ele é o touro que mais produziu animais do quarto quadrante –ou seja, que comem menos e ganham mais peso”, diz o Coordenador de Produto e Atendimento ao Cliente Corte da central, Arthur Vieira.O sucesso, segundo o médico veterinário Frederico Bessa, gerente pecuário do Rancho da Matinha, é explicado porque o reprodutor tem no DNA a identidade do criatório, que é um dos principais da raça Nelore. “Alia boas avaliações genéticas, morfologia e racial perfeito”, descreve.