Educação
Transporte escolar de Goiás pode ser rastreado via GPS
O transporte escolar do de Goiás pode receber um sistema com rastreamento via GPS pela internet. O anúncio foi feito pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Transporte escolar rastreado
Segundo a Seduc, por meio da secretária Fátima Gavioli, o sistema de rastreamento vai garantir mais segurança aos alunos e maior controle por parte da gestão educacional do Estado por meio do monitoramento georreferenciamento (GPS).
Ronaldo Caiado, durante visita à Seduc para conhecer o projeto Transcolar Rural, disse que é possível que as prefeituras também façam parte do projeto de rastreamento de suas frotas para o monitoramento em tempo real.
LEIA TAMBÉM:
PROJETO DE DEPUTADOS GARANTE MAIS SEGURANÇA NAS ESCOLAS
Projeto Transcolar Rural
Por meio de GPS, todos os veículos podem ser localizados mesmo sem acesso à internet, já que são dados transmitidos via satélite, que localiza os veículos e transmite os dados para uma central conectada à rede mundial de computadores.
Caso haja interesse dos prefeitos, o governador já adiantou que deverá conversar com Associação Goiana dos Municípios (AGM) e com a Federação Goiana dos Municípios para discutir o projeto do Transcolar Rural.
Segurança no transporte escolar
Na questão de segurança dos alunos, o Transcolar Rural pode ser usado também para acionar o serviço de socorro médico e policial, caso necessário, já que as equipes poderão ter acesso ao sistema por meio do serviço de localização de GPS, ou seja, um contato direto com as viaturas.
Hoje, o transporte escolar dos municípios é pago por quilometragem rodada. Embora a Seduc não divulgou nota sobre o pagamento dos prestadores, o projeto pode ser um aliado na questão de controle de quilometragem.