Segurança
Transporte público será gratuito no dia 30 de outubro, em Goiânia
Por decisão judicial, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), deverá manter o transporte público de Goiânia gratuito no dia 30 de outubro, no segundo turno das eleições 2022.
Transporte público gratuito
A decisão foi do juiz Abílio Wolney Aires Neto, da 146ª zona eleitoral de Goiânia. A Região Metropolitana de Goiânia também deverá ter o mesmo benefício com base em uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Fica reconhecido que os municípios podem, sem incorrer em qualquer forma de ilícito administrativo, civil, penal ou eleitoral, promover política pública de transporte gratuito no dia das eleições, em caráter geral e sem qualquer discriminação, como forma de garantir as condições materiais necessárias para o pleno exercício do sufrágio ativo por parte de todos os cidadãos”, disse o ministro Luís Roberto Barroso.
Pedido feito por partidos políticos
O pedido foi feito pelos partidos políticos: Coligação Juntos por Goiás, pela Federação Brasil da Esperança de Goiás, PT, PCdoB e PV, bem pelo PSB, todos representando pela manutenção do transporte coletivo gratuito no dia da eleição.
A CMTC vai disponibilizar os ônibus das 4h da manhã até às 23 h, com as catracas livres, além de colocar mais 33 veículos extras, destaca a empresa atendendo a petição da Justiça Eleitoral. (Leia a decisão na íntegra)