Goiânia
Tribunais vão furar o teto do funcionalismo com salário de R$ 39 mil
Os servidores dos Tribunais de contas do Estado (TCE), dos Municípios (TCM) e do Tribunal de Justiça (TJ) terão aumento nos proventos furando o teto salarial do funcionalismo público, podendo chegar a R$ 39 mil, projeto aprovado pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Teto do funcionalismo furado
Seguindo um efeito cascata, depois que o governador Ronaldo Caiado (UB) concedeu o aumento aos servidores do Executivo, desta vez os tribunais buscaram seus próprios aumentos com o aval da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
A tendência é que a própria alego também autorize o aumento para os servidores do Legislativo, incluindo o salário dos deputados, principalmente se houver dinheiro em caixa, disse o presidente Bruno Peixoto (MDB).
Transparência no serviço público
Para especialistas em economia e transparência nos gastos públicos, os tribunais deveriam pautar pelo controle do dinheiro público, sendo órgãos de fiscalização, assim como o Tribunal de Justiça.
Com o projeto aprovado é provável que outras instituições ou categorias possam requerer equiparação proporcional aos salarial dos tribunais, que podem servir como comparativos, podendo, inclusive, servir como base de cálculo em ações trabalhistas ingressas no TJ-GO.