Connect with us

Brasil

Trump vai taxar o aço e alumínio do Brasil em 25%

Published

on

trump vai taxar o aço do brasil

De olho na economia de vários países, o presidente Donald Trump promete taxar o aço e alumínio do Brasil em 25%, comunicado feito neste domingo (9/8).

Taxação do aço do Brasil

O imposto não afetará somente o Brasil, mas todos os países que exportam o minério para os Estados Unidos. Trump já havia anunciado a taxação de produtos do México, do Canadá e da China.

Sendo o terceiro maior fornecedor de aço para os EUA, o Brasil fica atrás apenas do México e do Canadá, segundo informações do Departamento de Comércio Americano.

No Brasil, a reação do presidente Lula (PT) foi imediata, dizendo que, se Trump taxar os produtos brasileiros haverá “medidas recíprocas”.

Dados da produção do minério

De janeiro a novembro deste ano, o volume da produção de aço bruto no país foi de 31,1 milhões de toneladas (t). O resultado supera em 5,6% o registrado entre janeiro e novembro de 2023.

A previsão é de que, ao se computar os resultados de dezembro, o ano de 2024 termine com produção de 33,7 milhões de t. No acumulado deste ano, o pior índice foi o referente a exportações, que somaram 8,8 milhões de t até o momento, 18,5% a menos do que o mesmo período do ano passado.

Setores da economia

Em coletiva de imprensa, a organização sublinhou como os três principais setores que dependem do aço contribuíram para o desempenho apresentado: o de automotores teve alta de 12,1%, enquanto o de máquinas e equipamentos e o da construção civil registraram variação positiva de 1% e 4,1% respectivamente. (Agência Brasil)

SEGURANÇA

POLITICA

EDUCAÇÃO

Sair da versão mobile