Tecnologia
Usuários do transporte coletivo de Nerópolis vão pagar meia-tarifa
Passageiros do transporte coletivo de Nerópolis vão pagar meia-tarifa, segundo anúncio feito pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). O comunicado foi feito nesta quinta-feira (24).
Transporte coletivo de Nerópolis
Sendo um consta no projeto piloto, a expectiva da CMTC é que toda Região Metropolitana de Goiânia passa a ser beneficiada com a cobrança de meia-tarifa no transporte coletivo. A primeira cidade a receber o incentivo foi Senador Canedo.
O valor do bilhete é de R$ 4,30, e com a proposta, os passageiros de Nerópolis e de Senador Canedo vão economizar R$ 2,15. O Bilhete Único e o Passe Livre do Trabalhador são as novas medidas adotadas para que o transporte coletivo da Grande Goiânia possa competir com o transporte por aplicativo, considerado um dos mais baratos no contexto da mobilidade urbana.
Desconto em bilhetes
A regra vale para usuários que fazem um percurso de até 5 km. Outra medida que pode entrar em vigor é o cartão de um dia, o cartão de uma semana, o pós-pago e o cartão família, projetos ainda sem data de lançamento.
Para especialistas em transporte público, tais medidas ajudam na redução de custos para os usuários do transporte público, porém, é preciso investimento em infraestrutura de vias, em terminais urbanos e melhoria na qualidade na frota de ônibus utilizados.
Ônibus elétricos
Com a chegada de uma nova frota de ônibus elétricos para o Eixo Anhanguera, prevista para 2023, o transporte coletivo de Goiânia dá um grande salto positivo, juntando-se aos programas de desconto nos bilhetes, a exemplo da meia-tarifa.
O segundo edital será finalizado em novembro deste ano para aquisição de uma frota de 114 veículos elétricos. Segundo o TCM, laudos apontaram falhas no edital em referência aos custos dos veículos a combustão comparados com os ônibus elétricos, deixando de considerar eventuais riscos financeiros, questionamento feito pelo Ministério Público de Goiás e que foi corrigido pelo setor de licitação.
Foto: Izaías Sousa